Secretaria de Saúde melhora atendimento ambulatorial

Por / Em 19/10/2018

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos seus novos gestores e os esforços de todos os servidores públicos, vêm promovendo uma nova formula de gestão pública, onde em pouco tempo conseguiram realizar o treinamento e a capacitação dos funcionários através do curso de faturamento ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este faturamento ambulatorial deve ser apresentado mensalmente ao SUS para que os recursos para a Saúde, destinados ao município, possam ser liberados no mês seguinte. Se todos os pré-requisitos do faturamento ambulatorial não forem seguidos corretamente, o município não receberá o recurso programado, comprometendo suas ações previstas.

A capacitação técnica operacional, gerou um grande ganho econômico, e que foi revertido a população Lajesense, através de fornecimento de remédio na Farmácia Municipal e através de contratação de Médicos em varias especialidades, como cardiologia, ginecologia obstétrica, psiquiatra, urologista, gastroenterologista entre outros profissionais.

Há 04 meses consecutivos, ou seja, desde Maio de 2018, a Secretaria de Saúde de Laje do Muriaé vem aumentando gradualmente os valores do faturamento ambulatorial, ou seja, sem qualquer erro, lembro que no mês de abril/2018 o Município recebeu R$ 18.435,12 já no mês de Agosto/2018 o faturamento foi de R$ 89.202,06o que permite ao município receber o teto dos recursos previstos. Segundo vários servidores que trabalham no setor de faturamento, esta busca pelo cumprimento total é inédito no município.

O fato de o município tentar atingir 100% do faturamento ambulatorial garante também maior credibilidade junto ao Ministério da Saúde. “Com isso, é possível que um projeto nosso seja olhado pelo Governo Federal com bons olhos. Teremos histórico para negociar valores também”. Ações como esta reafirmam o compromisso da prefeitura de Laje do Muriaé com a população do município, principalmente na busca da excelência na prestação de serviços!